Salvando árvores da extinção: The UnEndangered Forest Project

O programa Salvando árvores da extinção (Un-Endangered Forest) é resultado da parceria estabelecida pela Porto Morretes e Novo Fogo com o Instituto Hórus e o Ekôa Park em Morretes, no litoral do estado do Paraná, uma das áreas de maior diversidade biológica do Brasil e do mundo. 

Tem por objetivo aumentar o número de indivíduos de árvores raras ou ameaçadas de extinção na paisagem litorânea, na Floresta Atlântica, com foco em espécies de árvores que foram intensamente exploradas no passado, principalmente para uso madeireiro.

Não é fácil encontrar mudas dessas espécies em viveiros comerciais, por isso elaboramos um procedimento que requer:

  • Conhecimento científico;
  • Apoio botânico especializado;
  • Conhecimento e experimentação para a germinação de sementes no viveiro;
  • E muitas pessoas com vontade de repor na floresta plantas preciosas que vão se multiplicar no futuro.

Conheça nosso programa de plantio de palmito-juçara

Plantando palmito-juçara você contribui para o sustento de animais nativos da Floresta Atlântica e para a saúde da floresta e muito mais. 

29

O programa funciona assim:

1º Passo
Engajamos botânicos especializados para buscar e monitorar matrizes de espécies ameaçadas de extinção ou raras em áreas conservadas de floresta no litoral do Paraná.
2º Passo
A coleta de sementes muitas vezes envolve uma escalada até a copa, para garantir que estejam em condições ideais para germinar.
3º Passo
As sementes são levadas para o viveiro do Ekôa Park e processadas nos dias seguintes, então semeadas para germinação.
4º Passo
O viveiro produz mudas que ficam protegidas na fase de germinação, depois vão para uma área sombreada externa para acostumar-se às condições climáticas locais.
5º Passo
As mudas são distribuídas a uma rede de pessoas que têm propriedades com áreas de floresta, com condições adequadas para o plantio dessas espécies, que precisam de sombra para se desenvolver.
6º Passo
As pessoas que recebem as mudas fazem o plantio logo que as mesmas são entregues, para maximizar as chances de sobrevivência e bom desenvolvimento.
7º Passo
Registramos a localização dessas mudas com um aplicativo para telefone celular e tudo fica registrado na base de dados do projeto, para futuro acompanhamento e referência.
Previous slide
Next slide

Ao longo dos anos, quando atingirem a maturidade, cada uma dessas árvores vai produzir sementes que o vento, a água ou animais se encarregarão de dispersar, enriquecendo e melhorando as condições da floresta, especialmente em áreas que foram exploradas no passado.

Estamos cadastrando pessoas interessadas em receber e plantar essas mudas em propriedades particulares e em espaços públicos, como praças e parques. Trata-se de uma forma de dar mais visibilidade a essas árvores preciosas, “madeiras de lei” muito exploradas no passado que são pouco conhecidas do público em geral.

Se você tem uma propriedade com área de floresta no litoral do Paraná pode receber mudas para plantio, sem custo, e colaborar com a reposição dessas espécies na floresta. Ao aceitar as mudas, você receberá informação sobre cada espécie e orientações sobre como e onde realizar o plantio. 

A tarefa de quem recebe mudas é simples:  realizar o plantio em área adequada logo após o recebimento, registrar o local de cada muda usando o aplicativo para telefone e, dentro do possível, acompanhar o desenvolvimento para evitar que se percam.

Você tem interesse em receber mudas para plantio?

Envie-nos uma mensagem por email ou WhatsApp.

plantando@novofogo.com | (41) 99162-8685

Saiba como e onde plantar essas preciosas mudas!

Aqui você pode conhecer melhor as árvores que estamos plantando. Cada ficha traz informações sobre uma espécie, incluindo a área de origem, por quê se tornou rara ou ameaçada de extinção e que tipo de solo e ambiente é melhor para fazer o plantio.