Por que Hórus

Hórus é um deus egípcio com cabeça de falcão. Sua mãe, Isis, é a deusa dos lares que protege os mortos e lhes devolve a vida.

Seu pai, Osíris, é o deus agrário que simboliza a força inesgotável da vegetação e a atividade do universo.

Hórus simboliza a acuidade do olhar justiceiro e vela pela estrita execução dos ritos e das leis. É visto muitas vezes em combate para salvaguardar o equilíbrio entre as forças adversas e para fazer triunfar as forças da luz.

Hórus é inspirador no sentido de lembrar que todos os fatores do universo estão interligados e que é preciso adotar e aceitar inúmeros pontos de vista no processo de compatibilizar interesses e visões da sociedade. O bem maior é a conservação ambiental e dos recursos naturais para benefício da humanidade e das gerações futuras.

Missão

Desenvolver alternativas de conservação ambiental e integrá-las aos processos de desenvolvimento econômico e social, aos sistemas de produção e à rotina da sociedade.

Visão

  • A conservação ambiental só é viável a partir da manutenção funcional dos processos naturais.
  • Todo o território deve ser utilizado com base na conservação dos processos naturais, sendo as unidades de conservação parte de um mosaico ambiental de usos diferenciados em função da biodiversidade e da vulnerabilidade do meio.
  • O ser humano faz parte do meio, não está isolado dele e não pode funcionar fora ou isoladamente dos sistemas naturais.
  • A qualidade ambiental está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida. A exaustão dos recursos naturais leva à exaustão das possibilidades de sobrevivência das pessoas, quer pela limitação da condição econômica, quer pela limitação da qualidade de vida.