O Instituto Hórus mantém ativo um levantamento nacional de espécies exóticas invasoras. Essa iniciativa tem contado com a colaboração de inúmeros profissionais da área ambiental e pessoas interessadas na conservação de ambientes naturais.

Esses dados são disponibilizados através da Base de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras neste website. Clique aqui para acessar.

Todos os dados enviados ficam vinculados ao colaborador, que é cadastrado na seção de Contatos da Base de Dados Nacional. Também podem ser enviadas referências bibliográficas.

As informações básicas a serem enviadas são (favor usar planilha excel disponível abaixo):

a) nome da espécie, comum e científico;
b) informações sobre o histórico de introdução e invasão da espécie, se souber;
c) locais onde há invasão, desde referências de localidades a municípios e estados, pois cada local é um registro à parte;

d) situação populacional: contida, presente, estabelecida ou invasora
e) impactos que a invasão está causando, se souber;
f) dados adicionais relevantes: se existe algum tipo de manejo e a abundância da espécie;
g) seus dados para contato, que ficam também registrados como referência, e dados bibliográficos existentes, se os tiver.


Por favor utilize nossa planilha para preenchimento e envie seus dados para invasoras@institutohorus.org.br. Se você não puder preencher todos os campos, não se preocupe. Toda informação é muito importante!

Caso você queira se tornar um colaborador frequente, pode ter um login e senha para fazer a entrada de dados diretamente na Base de Dados Nacional. Caso tenha interesse, por favor entre em contato conosco.

Download da planilha

Este é um problema global: quanto mais olhamos ao nosso redor mais percebemos que muitas espécies invasoras estão expulsando espécies nativas de seus ambientes. Precisamos da ajuda de todos para conservar nossa biodiversidade e nossos ecossistemas.