O Instituto Hórus mantém ativo um levantamento nacional de espécies exóticas invasoras. Essa iniciativa tem contado com a colaboração de centenas de profissionais da área ambiental e pessoas interessadas na conservação de ambientes naturais.

Esses dados são disponibilizados através da Base de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras neste website. Clique aqui para acessar.

Todos os dados enviados ficam vinculados às pessoas que são a fonte da informação, que são cadastradas na seção de Colaboradorxs da Base de Dados Nacional. Também podem ser enviadas referências bibliográficas para o email invasoras@institutohorus.org.br, como artigos científicos, publicações técnicas e planos de manejo com dados de ocorrência ou sobre espécies invasoras.

Oferecemos três alternativas para envio de dados sobre espécies exóticas invasoras: através de uma planilha Excel para o email invasoras@institutohorus.org.br, do nosso aplicativo para telefone celular (ideal para coleta de dados em campo) ou de registro direto na base de dados. Nesse último caso, entre em contato conosco para solicitar login e senha de acesso.

As informações básicas a serem enviadas são, preferencialmente:

a) nome da espécie, comum e científico;
b) informações sobre o histórico de introdução e invasão da espécie, se souber;
c) locais onde há invasão, desde referências de localidades a municípios e estados, pois cada local é um registro à parte;
d) situação populacional: contida, presente, estabelecida ou invasora
e) impactos que a invasão está causando, se souber;
f) dados adicionais relevantes: se existe algum tipo de manejo e a abundância da espécie;
g) seus dados para contato, que ficam também registrados como referência, e dados bibliográficos existentes, se os tiver.

Este é um problema global: quanto mais olhamos ao nosso redor mais percebemos que muitas espécies invasoras estão expulsando espécies nativas de seus ambientes. Precisamos da ajuda de todos para conservar nossa biodiversidade e nossos ecossistemas.