A ocupação de Thespesia populnea (L.) Soland nos manguezais do Recife – Pernambuco: um processo de invasão

Isabel Fonseca Faro
Paisagista e Gestora Ambiental - UPE

A invasão biológica de Thespesia populnea (L.) Soland nos manguezais do Recife é um exemplo de risco para a conservação de fragmentos de habitats naturais em área urbana, devido ao uso indiscriminado de espécies exóticas invasoras em projetos de jardinagem e paisagismo.

As áreas de preservação nos centros urbanos são fragmentos de vegetação natural e, por serem isoladas, são mais vulneráveis a interferências de agentes externos, como a invasão biológica, do que

grandes áreas contínuas. Da mesma forma, torna-se mais difícil a sua auto-regeneração.

Os manguezais da área urbana do Recife são remanescentes de uma hidrografia
característica da cidade, a qual propicia a formação de inúmeras ilhas naturais cobertas de mangues. Entre outros, são eles: manguezais do Cais do Apolo, do Cais Engenheiro José Estelita e Parque dos Manguezais (ZEPA). Em parte destes manguezais foi registrada a presença de Thespesia populnea (L.) Soland na fase adulta, já estabelecida e se reproduzindo em área de transição de mangue com o ambiente terrestre,assim como adentro do bosque demangue. Nas áreas ao redor
dos manguezais, tanto as mais próximas, quanto as um pouco mais distantes, formadoras dos bairros da cidade, apresentam grande número de indivíduos adultos de Thespesia populnea (L.) Soland utizados na arborização das vias e praças públicas, que, provavelmente, funcionam como fontes de dispersão natural.

Desta forma, fazem-se necessárias ações de controle da população de Thespesia populnea (L.) Soland nos manguezais, como também deve ser abolido o uso de exóticas invasoras no exercício do paisagismo público ou privado, a fim de evitar a dispersão natural a partir de seu exterior e, assim, garantir a conservação desses importantes ecossistemas.

Clique aqui para ler o artigo completo: A ocupação de Thespesia populnea (L.) Soland nas áreas de manguezais de Recife – PE: um processo de invasão - Isabel Fonseca Faro, Paisagista e Gestora Ambiental – UPE (PDF 816KB)

 
 
Área 01 - Cais do Apolo
Cais do Apolo – Est Justiça
Federal
Rua da Aurora – margem oposta
ao Cais do Apolo
Rua da Aurora
Rua da Aurora
Perto Vila da Marinha
Praia Ponta Del Chifre- Êta
 
 
 
Área 02 - Cais Engenheiro José Estelita
Cais Eng. José Estelita
Cais Eng. José Estelita
Cais Eng. José Estelita – Praça
 
 
 
 
 
Área 03 - Parque dos Manguezais
Parque dos Manguezais
Parque dos Manguezais
Parque manguezal - propagação


Voltar