O programa Salvando árvores da extinção (Un-Endangered Forest) é resultado da parceria estabelecida pela Porto Morretes e Novo Fogo com o Instituto Hórus e o Ekôa Park em Morretes, no litoral do estado do Paraná, uma das áreas de maior diversidade biológica do Brasil e do mundo.
Tem por objetivo aumentar o número de indivíduos de árvores raras ou ameaçadas de extinção na paisagem litorânea, na Floresta Atlântica, com foco em espécies de árvores que foram intensamente exploradas no passado, principalmente para uso madeireiro.
Não é fácil encontrar mudas dessas espécies em viveiros comerciais, por isso elaboramos um procedimento que requer:
Plantando palmito-juçara você contribui para o sustento de animais nativos da Floresta Atlântica e para a saúde da floresta e muito mais.
Ao longo dos anos, quando atingirem a maturidade, cada uma dessas árvores vai produzir sementes que o vento, a água ou animais se encarregarão de dispersar, enriquecendo e melhorando as condições da floresta, especialmente em áreas que foram exploradas no passado.
Estamos cadastrando pessoas interessadas em receber e plantar essas mudas em propriedades particulares e em espaços públicos, como praças e parques. Trata-se de uma forma de dar mais visibilidade a essas árvores preciosas, “madeiras de lei” muito exploradas no passado que são pouco conhecidas do público em geral.
Se você tem uma propriedade com área de floresta no litoral do Paraná pode receber mudas para plantio, sem custo, e colaborar com a reposição dessas espécies na floresta. Ao aceitar as mudas, você receberá informação sobre cada espécie e orientações sobre como e onde realizar o plantio.
A tarefa de quem recebe mudas é simples: realizar o plantio em área adequada logo após o recebimento, registrar o local de cada muda usando o aplicativo para telefone e, dentro do possível, acompanhar o desenvolvimento para evitar que se percam.
Envie-nos uma mensagem por email ou WhatsApp.
plantando@novofogo.com | (41) 99162-8685
Aqui você pode conhecer melhor as árvores que estamos plantando. Cada ficha traz informações sobre uma espécie, incluindo a área de origem, por quê se tornou rara ou ameaçada de extinção e que tipo de solo e ambiente é melhor para fazer o plantio.