PARA USUÁRIOS EM GERAL

Toda a informação da Base de Dados é de acesso livre ao público. As consultas podem ser feitas de diversas formas, seja por campos relacionados a espécies ou diretamente sobre colaboradores e provedores de informação (Contatos), Projetos ou Bibliografia. 

Diversos campos são feitos de termos de vocabulário controlado. As respectivas tabelas com esses termos estão disponíveis também por link no quadro azul de acesso à base de dados. Esses termos foram convencionados a partir da Base Global de Espécies Exóticas Invasoras (www.issg.org/database).

Busca por Espécies: clique no link Espécies
Abre-se uma caixa de diálogo com diversas alternativas de campos. A busca pode ser feita por qualquer deles ou por mais de um campo ao mesmo tempo (p. ex. forma biológica = mamífero e uso econômico = animal de estimação).

Busca por local geográfico: para verificar quais as espécies registradas para um estado ou município, selecione primeiro o nome do estado ao final do formulário. Vai-se abrir então uma opção para os municípios do estado selecionado. Para ver todas as espécies registradas para um estado ou município, deixe os demais campos em branco e pressionar Enter ou o botão “Pesquisar”.

Busca por táxon: preencha o campo referente ao nível hierárquico desejado. A busca por nome científico não inclui a busca por sinônimos (estamos reformando para mudar isso). Utilizamos como base de referência para o Reino Plantae o Missouri Botanical Garden e, para os demais reinos, o Sistema Integrado de Informação Taxonômica dos Estados Unidos (ITIS).

Para os campos “Forma biológica”, “Dieta”, “Dispersão”, “Vetores de dispersão”, “Rotas de dispersão”, “Forma de introdução”e “Causa de introdução” consulte as tabelas de vocabulário controlado disponíveis por link no quadro de consultas para verificar que termos pode usar.

No campo Data de introdução, deve-se preencher somente o ano, usando 4 dígitos: ex. “2001”.

Busca por Contatos/Especialistas e Provedores de Informação à base de dados: clique no link Contatos
A busca pode ser feita por sobrenome, nome, especialidade (veja termos na lista de Vocabulário Controlado), estado ou país.

Busca por Projeto: Clique no link Projetos
A busca pode ser feita pelo título do projeto, pelo responsável (Contato) ou pela espécie via nome científico ou nome comum.

Busca por Bibliografia: Clique no link Bibliografia.
O resultado traz a referência bibliográfica. O Instituto Hórus não disponibiliza os referidos artigos científicos.
A busca pode ser feita pelo título da obra, pelo autor, pelo nome científico ou nome comum da espécie ou uma palavra-chave. 
As palavras-chave para Bibliografia estão listadas a seguir:
Abundância
Atlas
Biodiversidade
Biologia comportamental
Botânica
Descrição de espécie nova
Distribuição geográfica
Ecologia
Ecologia alimentar
Espécies exóticas invasoras
Herbivoria
Impacto humano
Interações ecológicas
Invasão biológica
Levantamento de fauna
Manejo e controle
Morfologia
Produção secundária
Registro de ocorrência
Reprodução
Revisão taxonômica
Taxa de crescimento
Taxonomia
Variabilidade temporal
Zoologia

Os projetos e referências bibliográficas estão vinculados às espécies, de modo que quando se entra por espécie é possível visualizar diretamente essas listagens nos campos respectivos.

Se houver outras dúvidas ou necessidades de consulta não supridas por essas buscas, por favor entre em contato conosco.


PARA COLABORADORES CADASTRADOS

Utilize o quadro azul na parte inferior direita da página de abertura do site para entrar com seu login e senha. Dessa forma você terá acesso à uma caixa de diálogo denominada Manutenção, que lhe permite fazer a edição de informações da base de dados.

Espécies: dá acesso à listagem de todas as espécies cadastradas na base de dados. Para editar ou acrescentar dados, clique na espécie em questão. 

Contatos: dá acesso à edição dos dados sobre colaboradores.

Projetos: dá acesso aos dados sobre projetos.

Bibliografia: dá acesso às referências bibliográficas.

Em todos os casos, o ícone de um lápis é o acesso para editar os dados existentes. A borracha sugere apagar dados (caso você queira sugerir a eliminação de uma espécie da base de dados, por favor nos envie um email justificando). A lógica é a mesma para todas as páginas.

A edição da taxonomia precisa ser feito pelo Administrador e não está acessível. Caso queira sugerir uma atualização ou correção nos táxons, por favor envie a sugestão por email.

Em Localidades de ocorrência, você precisa marcar a localidade (clique no círculo na margem) para visualizar os dados. A edição é feita clicando no lápis à esquerda, no topo da lista.

Os projetos e a bibliografia precisam ser editados pelos links correspondentes.

Em caso de dúvidas, ou se você não é cadastrado mas gostaria de ajudar na manutenção e atualização da base de dados, por favor entre em contato conosco
Agradecemos a colaboração de todos.