Renata Martins Plucênio

Secretária

Bióloga, formada na Universidade Federal de Santa Catarina. A escolha pela Biologia veio muito da curiosidade que me acompanhava desde a infância por entender a vida e suas diversas formas! Comecei a trabalhar com o tema invasão biológica durante minha graduação, quando fazia parte do PET-Biologia e iniciamos um projeto de extensão, de voluntariado, em parceria com o Instituto Hórus, para controlar a invasão por Pinus no Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição. 

No mesmo período, comecei a estagiar no Instituto Hórus para trabalhar na Base de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras. Me apaixonei em trabalhar com o tema, vendo a possibilidade de estudar os mecanismos de invasão para barrar esse processo e consequentemente barrar a perda da biodiversidade nativa. Meu trabalho de conclusão de curso foi resultado do estudo sobre a invasão biológica por Terminalia catappa (amendoeira) em restingas da ilha de Santa Catarina. Atualmente, estou junto do Instituto Hórus, estudando e trabalhando com o tema conservação da biodiversidade. 

Junto com a minha curiosidade em entender a vida, veio durante a graduação, uma vontade de despertar essa curiosidade e ampliar o olhar dos outros pela vida – o que me levou para o mundo da Educação. Hoje também atuo como professora de Biologia no Ensino Médio e pré-vestibular e sou Diretora Pedagógica e Sócia-Administradora de um curso pré-vestibular.

CV Lattes CV: http://lattes.cnpq.br/6030553263296510