Notícias online
Revista
Edições Anteriores
Globo Rural TV
Balaio
Receitas
GR Responde
Tecnologia
Ficha
Expediente
Fale conosco
Anuncie
Assine já
Época
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Galileu
Autoesporte
Marie Claire
Criativa
Crescer
Casa e Jardim
Quem
Infantis


:: Home > Reportagens > Conformismo



MEIO AMBIENTE

Conformismo

Texto Renato Dalto
Fotos Eduardo Tavares

Domingos Barbosa Neto, de Bagé: áreas mais afetadas cultivadas com trevo branco, cornichão e azevém

O problema é que, como o próprio capim fibroso, a semente também é muito resistente. Adormece no inverno, floresce na primavera, e pode sobreviver por dez anos. Por isso, mesmo os produtores que se dispõem a combater a invasora demonstram um certo ar de conformismo. 'Dá apenas para minimizar o problema', diz Domingos Barbosa Neto, administrador da Fazenda Marival, em Bagé. Nessa propriedade de 2 mil hectares, as áreas mais afetadas estão cultivadas com trevo branco, cornichão e azevém. Mas se visualiza o annoni brotando em meio à pastagem.

As sementes também chegam facilmente a todos os lugares. O gado se encarrega de espalhá-las através do esterco. É assim que os caminhões carregados de reses vão espalhando o plantio. É só observar as margens das estradas. Daí para o campo, é rápido. E nem todos notam que o desastre vem chegando. Na Estância Margarida, nas proximidades de Bagé, os potreiros junto à rodovia mostram as primeiras manchas se multiplicando. Os pés ainda baixos do início da primavera são consumidos pelas reses e cavalos. E o velho capataz, Valni Fernandes, 63 anos, imagina que os animais gostam do capim e até se nutrem com ele. 'Dá um engorde bom, mas gasta o dente', observa.

Caminhões carregados de reses espalham o capim pelas estradas através do esterco. Nos campos, o annoni está presente em 87% dos locais pesquisados

Nos campos do seu Manuel Macla, a semente também chegou com um gado trazido de Encruzilhada do Sul. E nunca mais deixou aquelas coxilhas. Foram muitas as tentativas de combate. Lotação alta de gado, com três cabeças por hectare. Plantio de outras gramíneas, como pangola, estrela africana e braquiária para competir pelo espaço. Uso de herbicida Roundup. Trata-se, entretanto, de uma competição desigual. Dez mil sementes produzidas em cada pé de annoni pressupõem uma multiplicação incontrolável.



AINDA NESTA MATÉRIA
   
Página 2 de 3 | << Anterior |   Próxima: Aposta no controle biológico>>
   
 Página 1 Praga incontrolável
 Página 2:  Conformismo
 Página 3 Aposta no controle biológico




Assine já Imprimir Envie por e-mail


ASSINE GLOBO RURAL

Edição 223 - Mai/04


Copyright © 2004 - Editora Globo S.A. - Termos legais
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora Globo S.A.